Pular para o conteúdo principal

PF realiza busca e apreensão contra suspeitos de desviar recursos públicos destinados a compra de livros escolares no MA

 

Os mandados, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foram cumpridos nas cidades maranhenses de Barra do Corda e Presidente Dutra, além de Fortaleza no Ceará e no Distrito Federal.



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3/4), operação para apurar fraudes licitatórias e desvios de recursos públicos no âmbito da prefeitura municipal de Barra do Corda/MA, entre os anos de 2021 e 2023.

A CGU/MA identificou indícios de conluio entre servidores públicos e empresários visando ao direcionamento de certames destinados à aquisição de livros didáticos para Secretaria de Educação do município, com evidências de que os decorrentes contratos, custeados com recursos provenientes de precatório FUNDEF, foram superfaturados.

Além disso, perícia técnica federal constatou que os contratos previam a aquisição de 7.100 livros acima do número de alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, havendo indícios de que não houve o fornecimento de grande parte dos itens pagos.

Policiais federais cumpriram, nas cidades de Barra do Corda/MA, Presidente Dutra/MA, Fortaleza/CE e no Distrito Federal, cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Durante o cumprimento da medida na cidade de Barra do Corda/MA, um investigado foi preso em flagrante pela guarda irregular de três aves silvestres.

A Justiça Federal também determinou a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão aos investigados, como a suspensão do exercício de função pública, a suspensão do direito de contratar com órgãos públicos e a proibição de acesso às dependências da Prefeitura Municipal de Barra do Corda/MA.

Apuram-se possíveis práticas dos crimes de associação criminosa, peculato, frustração do caráter competitivo de licitação, fraude em contrato e lavagem de capital.

Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefone: (98) 31315105
(98) 991286428
@policiafederal
@pf.maranhao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS NENÉM: Nem Bacabeira e nem Barreirinhas: Filhos de Paula da Pindoba perdem eleição pra vereador, espocam urnas e devem "voltar pra roça"

Deixando o recurso de origem duvidosa nos lençóis,(Barreirinhas)agora só resta a Dudu voltar a "plantar tomates". Pindoba com "recursos "não elegeu nenhum filho a nenhum cargo público. Os filhos da ex-prefeita afastada e cassada Paula da Pindoba deram com os burros n'água. Ambos, candidatos a vereadores em cidades distantes de Paço, cidade onde enriqueceram, levaram fumo nas urnas. Dudu, o mais empolgado dos dois e que nunca escondeu sua farra e ostentação, ficou atrás até de Domingos Taxista. Com menos de 300 votos, "Dudu 30" - como era chamado por supostos pedidos de propina na casa dos 30% - foi o que mais acreditou que seria capaz de "chegar lá". Com uma sequência de erros que vão desde pagar lideranças que já tinham apoio a aparecer "engomadinho" na Zona Rural, Dudu ficou num mato sem cachorro. A votação foi 284 pelo Solidariedade. O outro Azevedo, Vagner, que chegou a querer peitar o sistema, foi abatido no meio do caminho. Qu...

Candidatos a vereador do grupo dos Gonçalo, são conduzidos a Sede da Polícia Federal

  abordagem pela PMMA ao veículo do candidato a vereador Biné Amado     ACESSE AQUI  AS PRIMEIRAS INFORMAÇÕES DIRETO DA PF Na noite deste sábado (5), o candidato a vereador Biné Amado,  foi preso pela polícia Militar com uma quantia de aproximadamente 40 mil reais , dinheiro este que seria usado para supostamente comprar votos. Biné Amado é ex secretário da ex prefeita cassada Paula da Pindoba por vários atos de improbidade administrativa, entre eles o de corrupção e atualmente faz parte do grupo do candidato a Prefeito Dr. Felipe Gonçalo.

Paço do Lumiar: Projeto de Lei visa mudar o nome do bairro Parque Tiago Aroso para Parque das Flores

  Em sessão deliberada no dia 12 de agosto,pautada para aprovação a mudança do nome do bairro com anseio de desejo da população local para Parque das Flores. A mudança de nome de um bairro por força de lei envolve um processo que geralmente cabe à Câmara Municipal, que pode aprovar um Projeto de Lei para alterar a denominação oficial ou tradicional de bairros, praças, vias e outros logradouros públicos.  A mudança de nome de um bairro por força de lei envolve um processo que geralmente cabe à Câmara Municipal, que pode aprovar um Projeto de Lei para alterar a denominação oficial ou tradicional de bairros, praças, vias e outros logradouros públicos. A população pode solicitar essa mudança aos vereadores. Além disso, a lei pode exigir audiências públicas e consulta à comunidade antes da aprovação da mudança.  Etapas para a mudança de nome de bairro 1. Solicitação A população ou vereadores podem propor a mudança de nome através de um projeto de lei.  2. Consulta Públic...