Pular para o conteúdo principal

Após motim na Câmara,Deputado Federal Allan Garcês vai parar na Corregedoria Parlamentar

 Parlamentar participou de ocupação da mesa diretora para obstruir os trabalhos legislativos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, enviou à Corregedoria da Casa os pedidos de afastamento, por até seis meses, de 14 deputados da oposição que participaram do motim no Congresso Nacional. medidas precisam ser votadas pelo Conselho de Ética da Casa.


Os oposicionistas são, em maioria, do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PP e do Novo, e participaram da ocupação da Mesa Diretora da Câmara, obstruindo a retomada dos trabalhos legislativos. Inicialmente acusada de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a deputada Camila Jara (PT-MS) não entrou na lista.

Os deputados citados são:

Marcos Pollon (PL-MS);
Zé Trovão (PL-SC);
Júlia Zanatta (PL-SC);
Marcel van Hattem (Novo-RS);
Paulo Bilynskyj (PL-SP);
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
Nikolas Ferreira (PL-MG);
Zucco (PL-RS);
Allan Garcês (PP-MA);
Caroline de Toni (PL-SC);
Marco Feliciano (PL-SP);
Bia Kicis (PL-DF);
Domingos Sávio (PL-MG); e
Carlos Jordy (PL-RJ);

A decisão foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara após reunião na tarde desta sexta-feira (8).


“A Mesa da Câmara dos Deputados se reuniu nesta sexta-feira, 8 de agosto, para tratar das condutas praticadas por diversos deputados federais nos dias 5 e 6. A fim de permitir a devida apuração do ocorrido, decidiu-se pelo imediato encaminhamento de todas as denúncias à Corregedoria Parlamentar para a devida análise”, informou em nota a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara.

Após passarem pela corregedoria, onde as imagens serão analisadas, os processos voltarão à Mesa Diretora para, então, irem ao Conselho de Ética.

Acusações e defesas
Nesta manhã, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apresentou à Mesa Diretora um ofício em que pedia a abertura de processo disciplinar e a suspensão cautelar de cinco parlamentares bolsonaristas. A suspensão de Camila Jara foi pedida por deputados oposicionistas.

Último a levantar-se da cadeira da Presidência da Câmara, Pollon é acusado de impedir a retomada dos trabalhos e de xingar Motta dias antes. Em postagem nas redes sociais, Pollon alega ser “autista” e não entender o que estava acontecendo, sentando-se momentaneamente na cadeira de Motta para pedir conselhos a Van Hattem, que estava ao lado.

Zé Trovão, segundo o PT, o PSB e o PSOL, é acusado de tentar impedir fisicamente o retorno de Motta à Mesa Diretora.

Zanatta é acusada de usar a filha de quatro meses como “escudo”, além de colocar a bebê em ambiente de risco e de tensão.

Bilynskyj é acusado de "tomar de assalto e sequestrar" a Mesa Diretora do Plenário e de ocupar a Mesa da Comissão de Direitos Humanos, impedindo o presidente da comissão de exercer suas funções. O ofício também citou a agressão ao jornalista Guga Noblat, flagrada por câmeras.

Zé Trovão, Zanatta e Bilynskyj não tinham se manifestado nas redes sobre a decisão de Motta até o momento.

Na sessão de quinta-feira (7), Zé Trovão disse não ter incentivado a violência, apenas tentado impedir a retirada de parlamentares à força. Em postagem anterior, a parlamentar disse que parlamentares de esquerda "odeiam as mulheres e a maternidade".

Van Hattem é acusado de tomar de assalto e "sequestrar" a cadeira da presidência. Van Hattem postou um trecho do Hino Nacional. Em vídeo anterior, disse que uma eventual suspensão do mandato pedida pelo PT seria golpe.

Os demais parlamentares do PL foram incluídos em uma representação individual do deputado João Daniel (PT-SE).


Com informações da Agência Câmara


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paço do Lumiar: Projeto de Lei visa mudar o nome do bairro Parque Tiago Aroso para Parque das Flores

  Em sessão deliberada no dia 12 de agosto,pautada para aprovação a mudança do nome do bairro com anseio de desejo da população local para Parque das Flores. A mudança de nome de um bairro por força de lei envolve um processo que geralmente cabe à Câmara Municipal, que pode aprovar um Projeto de Lei para alterar a denominação oficial ou tradicional de bairros, praças, vias e outros logradouros públicos.  A mudança de nome de um bairro por força de lei envolve um processo que geralmente cabe à Câmara Municipal, que pode aprovar um Projeto de Lei para alterar a denominação oficial ou tradicional de bairros, praças, vias e outros logradouros públicos. A população pode solicitar essa mudança aos vereadores. Além disso, a lei pode exigir audiências públicas e consulta à comunidade antes da aprovação da mudança.  Etapas para a mudança de nome de bairro 1. Solicitação A população ou vereadores podem propor a mudança de nome através de um projeto de lei.  2. Consulta Públic...

PAÇO DO LUMIAR: Prefeitura realiza melhorias no Alto do Laranjal e entrega Títulos de Propriedade aos Moradores

Moradores receberam os títulos de propriedade incluindo as melhorias no lugar,com revitalização da avenida principal,transversais e iluminação pública. A regularização fundiária é um processo que visa garantir a segurança jurídica da posse ou propriedade de um imóvel, conferindo aos ocupantes os títulos de propriedade definitivos. Ela abrange diversos aspectos, como: 1. Regularização jurídica: Reconhecimento legal da posse ou propriedade do imóvel, resolvendo pendências como ocupação irregular. Moradores agora podem chamar de seu o lote que antes era insegurança, de que a qualquer momento poderia perder a sua dignidade e a sua moradia no lugar. Contudo,os moradores mostraram força e através de muita luta com a associação de moradores segurando na mão e conseguiram mais essa conquista que atende cerca de 600 famílias.Com a presença do Prefeito Fred Campos, de vereadores,da Secretária Municipal de Regularização Fundiária,do Tabelião do Cartório de Primeiro ofício do municíp...

ELEIÇÕES 2026 : Com rejeição absoluta de Fernandes,Júlio Filho vira opção de candidatura de Deputado com apoio dos principais partidos em Ribamar

  Os movimentos para filiar Júlio Filho são conduzidos por Drº Julinho atual Prefeito.O mesmo foi fundador da ideia e desbanca Tiago Fernandes,atual protegido de Carlos Brandão na cidade. quem leva mais votos em Ribamar:  Júlio Filho ou Tiago Fernandes Enquanto Julinho trabalha em toda a cidade levando o nome do filho por onde passa,o contorno da boa fama começa a se desenhar em torno de Júlio Filho, pré candidato a Deputado. Embora os" cabidados de emprego",seguem plantando a discórdia que o cargo oferece pelo candidato do outro lado,que não se posiciona e prefere o oportunismo político,regado a muito disse-disse que não entra na cabeça do Ribamarense. As movimentações colocam Julinho Filho na frente,por ser morador da cidade e conhecido por ajudar os que realmente querem o bem da cidade.Outros, portanto,defendem a barriga em grupos de wathsapp, descrédito falacioso que sopra de dia e desaparece de noite. Na cidade de Ribamar existe o peixe bom pra comer e outro pra vender,t...