Pular para o conteúdo principal

ARARI:Professores entram em greve por tempo indeterminado

       As reivindicações da categoria são divididas em três pontos:aumento salarial ,melhoria nas condições de trabalho e reformulação do plano de carreira.  Nesta segunda-feira (11), professores da rede municipal de educação de Arari iniciaram uma greve em protesto contra a não implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) pela atual gestão do município. O PCCR foi aprovado por meio da Lei nº 167/2004 e sancionado em novembro de 2024 pelo então prefeito Rui Filho. Segundo os docentes, a medida deveria garantir melhorias salariais e valorização profissional, mas, até o momento, não foi colocada em prática pelo Executivo. As tensões políticas aumentam à medida que o impasse persiste, colocando em pauta a sustentabilidade das instituições de ensino e os direitos dos profissionais da educação. A paralisação não tem prazo para encerramento, afetando diversas escolas da rede municipal, o movimento reivindica o cumprimento imediato da lei.



Categoria não foi atendida pelo município e vai paralisar tudo a partir da próxima quarta-feira dia 13/08.
 
Cerca de 90% professores do município de arari  decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado. Na próxima quarta-feira, 13, os servidores garantem que não pisarão nas salas de aula.

Na segunda e terça-feira, 11 e 12, a categoria irá às escolas informar aos alunos e a comunidade sobre a decisão. No prazo de 48 horas, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do município (Sintepp) oficializará a greve junto ao governo municipal.

A votação, ocorrida na manhã de ontem, deflagrou a greve por tempo indeterminado.

Os educadores externaram a insatisfação sobre o não pagamento do novo piso salarial nacional para 2025, a imposição do município para reduzir a carga horária em sala de aula e consequentemente o salário.

As escolas continuam sucateadas e a falta de concursos públicos indigna quem precisar trabalhar dobrado, sem receber por isso.

REUNIÕES

A categoria se reuniu diversas vezes com representantes do município, mas as solicitações não foram atendidas.

Segundo o coordenador do movimento, em contato com a SEMED, novamente não houve acordo.

As demandas apresentadas pela comissão não foram atendidas e mais uma vez ficaram nas promessas. “Nos reunimos com a Semed e agora ele disse que devemos esperar o secretário de Educação agendar para uma negociação, pra tentar daqui para terça-feira”, diz.

Os professores esperam por melhorias, não apenas nas condições salariais da categoria, mas exigindo do município que se empenhe em acelerar as obras de reforma e construção de mais escolas.

“Existe insatisfação dos professores devido à retirada da carga horária e redução salarial. Não nos pagam o piso salarial, não cumprem o acordo que fizeram conosco, por exemplo, plano de carreira unificado. Sem falar das péssimas condições da escola’’, pontua os profissionais.

Em geral, as greves de professores de arari ,visam reivindicações relacionadas a salário, condições de carreira. Mais especificamente, os professores buscam aumentos salariais justos, melhorias na infraestrutura das escolas (como equipamentos e materiais), condições de trabalho mais seguras e saudáveis, e a reformulação de seus planos de carreira garantidos por lei.

Reivindicações principais
Aumento Salarial:
Os Professores frequentemente buscam reajustes salariais que acompanhem a inflação e que valorizem a importância da sua profissão. 

Melhoria das Condições de Trabalho:
Isso inclui infraestrutura adequada nas escolas, como salas de aula bem equipadas, acesso a materiais didáticos e tecnologia, além de um ambiente de trabalho seguro e saudável. 

Reformulação do Plano de Carreira:
A busca por planos de carreira mais claros, justos e que ofereçam oportunidades de progressão e desenvolvimento profissional também é uma pauta comum dos educadores ararienses.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paço do Lumiar: Projeto de Lei visa mudar o nome do bairro Parque Tiago Aroso para Parque das Flores

  Em sessão deliberada no dia 12 de agosto,pautada para aprovação a mudança do nome do bairro com anseio de desejo da população local para Parque das Flores. A mudança de nome de um bairro por força de lei envolve um processo que geralmente cabe à Câmara Municipal, que pode aprovar um Projeto de Lei para alterar a denominação oficial ou tradicional de bairros, praças, vias e outros logradouros públicos.  A mudança de nome de um bairro por força de lei envolve um processo que geralmente cabe à Câmara Municipal, que pode aprovar um Projeto de Lei para alterar a denominação oficial ou tradicional de bairros, praças, vias e outros logradouros públicos. A população pode solicitar essa mudança aos vereadores. Além disso, a lei pode exigir audiências públicas e consulta à comunidade antes da aprovação da mudança.  Etapas para a mudança de nome de bairro 1. Solicitação A população ou vereadores podem propor a mudança de nome através de um projeto de lei.  2. Consulta Públic...

PAÇO DO LUMIAR: Prefeitura realiza melhorias no Alto do Laranjal e entrega Títulos de Propriedade aos Moradores

Moradores receberam os títulos de propriedade incluindo as melhorias no lugar,com revitalização da avenida principal,transversais e iluminação pública. A regularização fundiária é um processo que visa garantir a segurança jurídica da posse ou propriedade de um imóvel, conferindo aos ocupantes os títulos de propriedade definitivos. Ela abrange diversos aspectos, como: 1. Regularização jurídica: Reconhecimento legal da posse ou propriedade do imóvel, resolvendo pendências como ocupação irregular. Moradores agora podem chamar de seu o lote que antes era insegurança, de que a qualquer momento poderia perder a sua dignidade e a sua moradia no lugar. Contudo,os moradores mostraram força e através de muita luta com a associação de moradores segurando na mão e conseguiram mais essa conquista que atende cerca de 600 famílias.Com a presença do Prefeito Fred Campos, de vereadores,da Secretária Municipal de Regularização Fundiária,do Tabelião do Cartório de Primeiro ofício do municíp...

ELEIÇÕES 2026 : Com rejeição absoluta de Fernandes,Júlio Filho vira opção de candidatura de Deputado com apoio dos principais partidos em Ribamar

  Os movimentos para filiar Júlio Filho são conduzidos por Drº Julinho atual Prefeito.O mesmo foi fundador da ideia e desbanca Tiago Fernandes,atual protegido de Carlos Brandão na cidade. quem leva mais votos em Ribamar:  Júlio Filho ou Tiago Fernandes Enquanto Julinho trabalha em toda a cidade levando o nome do filho por onde passa,o contorno da boa fama começa a se desenhar em torno de Júlio Filho, pré candidato a Deputado. Embora os" cabidados de emprego",seguem plantando a discórdia que o cargo oferece pelo candidato do outro lado,que não se posiciona e prefere o oportunismo político,regado a muito disse-disse que não entra na cabeça do Ribamarense. As movimentações colocam Julinho Filho na frente,por ser morador da cidade e conhecido por ajudar os que realmente querem o bem da cidade.Outros, portanto,defendem a barriga em grupos de wathsapp, descrédito falacioso que sopra de dia e desaparece de noite. Na cidade de Ribamar existe o peixe bom pra comer e outro pra vender,t...